Serviços e Produtos




PLANEAMENTO E GESTÃO FLORESTAL

    Elaboração de Planos de Gestão Florestal


    Os Planos de Gestão Florestal (PGF) são instrumentos de ordenamento florestal destinados a explorações agrícolas ou florestais, nos quais são planeadas, no tempo e no espaço, as intervenções de natureza cultural e ou de exploração. Estes planos visam a produção sustentada dos bens ou serviços originados em espaços florestais, determinada por condições de natureza económica, social e ecológica. A GiFF possui nesta área colaboradores com bastante experiência, capazes de elaborarem este importante instrumento de gestão florestal, de acordo com as normas técnicas definidas na legislação em vigor.

    Elaboração de candidaturas


    Serviços de aconselhamento técnico para otimização de investimentos florestais sustentáveis no âmbito dos apoios comunitários ao PDR2020.

    Gestão de propriedades agroflorestais


    Proporcionar às empresas e proprietários florestais um serviço técnico especializado na área da otimização dos investimentos, na localização, instalação e manutenção de povoamentos florestais, com vista à melhoria do seu desempenho.



    Avaliação e inventário de povoamentos florestais


    O Inventário Florestal é o procedimento para obter informações sobre as características quantitativas e qualitativas da floresta e de muitas outras características das áreas sobre as quais a floresta está a desenvolver.
    A GiFF elabora todo o processo de inventário fornecendo ao proprietário/produtor florestal toda a informação relativa ao processo como a quantificação do material lenhoso, caracterização da propriedade, cartografia, aconselhamento técnico, entre outros.



    Análise de risco e orientação de investimentos florestais


    O sucesso dos investimentos florestais está fortemente associado ao período de retorno do fogo na paisagem, e às opções de gestão dos povoamentos. A análise de risco e orientação de investimentos florestais consiste em associar o conhecimento prático de comportamento do fogo e supressão de incêndios dos técnicos da empresa, com a defensibilidade das propriedades face ao risco existente de incêndio potencial.
    Os clientes, possuem assim informação técnica fundamentada que lhes permite orientar os investimentos florestais para locais onde a autoproteção é possível sem comprometer o rendimento futuro.

    Resinagem em Pinhal bravo


    O recente interesse e o aumento da competitividade da fileira da resina podem contribuir, de forma acentuada, para a diversificação das atividades económicas em zonas rurais desfavorecidas, para a criação de emprego, para a diminuição das importações da matéria-prima da indústria nacional, bem como indiretamente para a melhoria do ambiente pelo incremento da gestão e valorização florestal e pelo impacto na redução dos incêndios florestais.
    Neste âmbito, a GiFF desde 2012 que tem vindo a estabelecer acordos nomeadamente com áreas de baldio nas regiões do Minho e Trás-Os-Montes, onde tem vindo a trabalhar desde então, contando com uma área de exploração com cerca de 500 ha.


GESTÃO DO FOGO FLORESTAL (PROTEÇÃO FLORESTAL)

    Avaliação do risco de incêndio florestal


    Análise das características orográficas, histórico de incêndios, e identificação de pontos críticos de abertura de incêndio;
    Orientações para o gestor florestal adequar a gestão silvícola e tratamento de combustíveis, ao potencial de fogo existente nas propriedades.



    Defesa da Floresta Contra Incêndios


    Planeamento – Elaboração de planos de proteção de áreas florestais contra incêndios de acordo com metodologia desenvolvida com base na experiência da empresa na supressão de incêndios e na gestão de combustíveis florestais.

    PMDFCI - Elaboração de Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios de acordo com a metodologia definida no Guia Técnico do ICNF.

    Gestão de combustíveis



    Planeamento, execução e avaliação de fogo controlado


    O fogo controlado consiste na utilização de fogo para cumprir objetivos específicos de gestão de espaços naturais. A GIFF possui um quadro técnico especializado de elementos credenciados em fogo controlado, habilitados no processo de planeamento, execução e monitorização da técnica. Os objetivos específicos de gestão dos espaços, apresentados pelo cliente, podem ser definidos e avaliados em conjunto com os técnicos da GIFF, que analisam a exequibilidade do tratamento com recurso a fogo controlado.

    Objetivos e solicitações comuns para aplicação do fogo controlado:
    Proteção de áreas arborizadas
    Tratamento de resíduos de exploração florestal
    Faixa de Defesa contra Incêndios Florestais
    Renovação de pastagens / melhoramento do habitat




FORMAÇÃO TÉCNICA ESPECIALIZADA


    DFCI

    SIG

    Fogo controlado

    Análise de incêndios