Formação Técnica Especializada

 

A GIFF S.A. é uma entidade formadora acreditada pela Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, que organiza acções de formação especializada de modo a cumprir os objectivos propostos pelos clientes, nas áreas da prevenção e supressão de incêndios florestais e sistemas de posicionamento global (GPS).

 

Exemplos de formações passíveis de serem ministradas:

(i) Comportamento do fogo: Módulo base

(ii) Comportamento do fogo: Módulo avançado

(iii) Análise e planeamento de supressão de incêndios florestais

(iv) Formação para credenciação em fogo controlado

(v) Gestão estratégica de combustíveis florestais

(vi) Sistemas de posicionamento global (GPS)

 

 

Para mais informações contacte Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

PORTEFÓLIO DE ACÇÕES DE FORMAÇÃO REALIZADAS

  • FORMAÇÃO EM FOGO CONTROLADO PARA TÉCNICOS EPRIF DA TRAGSA (ESPANHA)

A GIFF S.A. organizou um curso de formação em fogo controlado para técnicos espanhóis da empresa TRAGSA. O curso, dirigido especificamente para tratamento de povoamentos de pinheiro-bravo, decorreu em Portalegre nos passados dias 22, 23 e 24 de Fevereiro de 2011. Estiveram presentes 22 elementos operacionais que obtiveram formação teórica específica e práticas de campo.

  • FORMAÇÃO EM FOGO CONTROLADO PARA TÉCNICOS DO CORPO FORESTALE DELLO STATO (ITÁLIA)

No período de 6 a 13 de Fevereiro de 2011 os técnicos da GIFF S.A. realizaram acções operacionais de fogo controlado na região de Campania (Itália). As acções cumpriram diversos objectivos, entre os quais a execução operacional de fogo controlado e a continuidade do processo formativo iniciado em anos anteriores. Foram realizados tratamentos em diversos tipos de combustíveis:

1.Povoamentos de Pinus halepensis (redução do risco de incêndio)

2. Povoamento de Quercus cerris - Primeira experiência europeia de aplicação de fogo controlado neste tipo de povoamentos. (acção de investigação para avaliar a resistência desta espécie ao fogo controlado, controlo de Carpinus betulus que possui estatuto de planta invasora nestas formações vegetais)

3. Matagais de Spartium junceum (criar mosaico de vegetação para melhoramento da palatibilidade do alimento para fauna e gado, melhoramento de habitat em zona de rede Natura2000, redução da dominância de Prunus sp e Spartium junceum em detrimento de espécies herbáceas com elevado valor nutritivo e alimentar)

4.    Formação herbácea com dominância de Ampelodesmus sp. (protecção de habitação contra incêndios florestais, execução e demonstração da utilização de fogo controlado em zona de declive acentuado

 

  • FORMAÇÃO PARA CREDENCIAÇÃO DE TÉCNICOS EM FOGO CONTROLADO (PORTUGAL)

 

Finalizado o Curso de Formação para Credenciação de Técnicos em Fogo Controlado. Durante os dias 3, 4 e 5 de Fevereiro, foram concluídas as sessões e exercícios práticos, com apresentação dos planos de fogo controlado propostos pelos formandos e discussão final em sala.