“O fogo é um mau patrão mas um bom criado”

Provérbio finlandês



QUEM SOMOS?



A GIFF - Gestão Integrada e Fomento Florestal, Lda. resulta da reestruturação da GIFF SA, que surgiu no ano de 2008 como empresa privada de prestação de serviços de prevenção e supressão de incêndios florestais.
A empresa propõe uma abordagem integrada na gestão e exploração florestal, através da proteção do património florestal contra a destruição causada por incêndios florestais, com uma abordagem realista e objetiva do potencial de propagação do fogo nas suas propriedades, e medidas para diminuir esse risco. Entre outros serviços, a empresa planifica e executa operações de fogo controlado e organiza ações de formação técnica especializada em função das necessidades dos seus clientes.
Entre outros serviços, a empresa planifica e executa operações de fogo controlado e organiza ações de formação técnica especializada em função das necessidades dos seus clientes.
A exploração de resina em povoamentos de pinhal bravo constitui atualmente uma das principais atividades da empresa, fornecendo igualmente serviços na elaboração de Planos de Gestão Florestal e Projetos Florestais no âmbito do PDR2020.

A GIFF possui uma equipa de colaboradores composta por técnicos com formação superior, com elevada especialização nas áreas do fogo florestal e gestão florestal.
Experiência em projetos de cooperação internacional envolvendo diferentes países africanos.
Experiência prática na aplicação de fogo controlado em povoamentos florestais e matos desde 1989;
Formadores de fogo controlado em cursos de credenciação;
Produção de cartografia, elaboração de planos de Gestão Estratégica de Combustíveis;
Avaliação do risco de investimentos florestais.
Gestão florestal e resinagem.

Fogo controlado em eucalipto

Fogo controlado em matos

Fogo controlado em Pinhal bravo

Formação DFCI Sapadores Florestais

Formação DFCI Técnicos

Investigação e Desenvolvimento

Torga – Ferramenta Florestal

Resinagem em Pinhal Bravo

Serviços




notícias



A GiFF realizou uma ação de formação de fogo controlado em povoamentos de Pinheiro-bravo, para a INFOEX - Servicio de Prevención y Extición de Incendios Forestales
Esta formação, teve a duração de 3 dias, 1 teórico e 2 práticos, onde se abordou a utilização do fogo em diferentes tipos de povoamentos, quer pela idade, diâmetros ou densidades e com objetivos igualmente distintos, como a diminuição da carga de combustível em pinhal adulto ou redução de densidades dentro dos povoamentos mais jovens. As práticas foram realizadas em povoamentos florestais localizados na Serra de São Mamede
Data: 28 Novembro 2018

Saber Mais


GIFF EQUIPA NOVOS VEÍCULOS DOS SAPADORES FLORESTAIS
A GiFF equipou os novos veículos de Sapadores Florestais entregues este ano, com a sua ferramenta florestal multifunções TORGA
Data: 14 Julho 2018

Saber Mais


GIFF AVALIA O USO DE FOGO CONTROLADO EM POVOAMENTOS DE EUCALIPTOS EM MOÇAMBIQUE
A GiFF realizou testes de fogo controlado em parcelas de Eucalyptus urugrandis com o objetivo de estudar a aplicabilidade desta técnica em povoamentos, a fim de prevenir incêndios florestais.
Data: 18 Maio 2018

Saber Mais


GIFF DIVULGA DADOS DO PROJETO RESIMPROVE
A GiFF em parceria com a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, divulgou os dados relativos ao projeto RESIMPROVE, que teve por objetivo o desenvolvimento de processos de produção e extração de resina de pinheiro-bravo para a melhoria da eficiência, racionalização e expansão da atividade.
Data: 10 Fevereiro 2018

Saber Mais